terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tratamento do Reumatismo

O tratamento convencional da medicina moderna é apenas sintomático, sendo incapaz de atingir o processo mórbido causados da doença. Não se sabe oficialmente a causa do reumatismo de modo geral. Sabe-se que é uma doença degenerativa que ocorre numa situação de predisposição herdada, provocada por fatores ambientais desencadeantes, principalmente por alimentos acidificantes, tóxicos e mucogênicos.

Alguns tipos de reumatismo são desencadeados pelo constante contato com a friagem, sendo característicos nas profissões como as de lavadeiras, dos carregadores de gelo e produtos congelados e outras mais em contato constante com a água, câmaras frias, ambiente úmido, etc.

Tratamento reumatismo

Uma vez que existem várias formas e condições que são classificadas em doenças reumáticas, seus tratamentos também são variados na natureza.

Reumatismo é um termo solto de leigo que engloba formas inflamatórias e não inflamatórias de síndromes de dor e artrite.

Dentro da variedade inflamatória do reumatismo (chamados desordens reumáticas) existem aqueles que afetam as articulações e aqueles que afetam o corpo todo ou outros tecidos moles também.

Não há medicação ou tratamento que melhore as condições de artrite ou síndromes de dor inflamatória. Alguns agentes são mais eficazes para alguns indivíduos do que outros.

Os objetivos e modalidades de tratamento incluem: -

Administração e alívio da dor
Este é o objetivo fundamental do tratamento de todas as formas de desordem associadas ao reumatismo, sejam elas inflamatórias ou não inflamatórias.

A dor pode ser tratada de duas maneiras - com o uso de analgésicos tradicionais e com o uso de analgésicos que também reduzem a inflamação. Os primeiros incluem analgésicos opioides ou opióides, como morfina e codeína, que podem aliviar a dor, mas não têm efeito sobre os processos inflamatórios.

O outro grupo inclui agentes chamados agentes antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), incluindo ibuprofeno, diclofenaco, naproxeno etc. Esses agentes aliviam a dor e também reduzem os processos inflamatórios. Isso é intensamente benéfico para aqueles que sofrem de doença inflamatória comum.

No entanto, devido ao risco de efeitos colaterais graves, como úlceras gástricas, danos nos rins, coração e fígado em longo prazo, esses agentes não são prescritos para uso em longo prazo em pacientes com desordens reumáticas inflamatórias.

Redução da inflamação nas articulações ou outros tecidos
Outro objetivo importante da terapia é reduzir e prevenir a inflamação nas articulações. Isto pode ser conseguido usando corticosteróides. Estes agentes reduzem a inflamação e podem prevenir ao longo do tempo a progressão comum dos danos.

Embora o uso prolongado de corticosteroides seja repleto de riscos de efeitos colaterais, esses agentes continuam sendo a base do tratamento para a maioria dos distúrbios reumáticos. Os agentes usados ​​para combater a inflamação aguda em outras condições de artrite, como a gota, incluem a colquicina.

A inflamação também é reduzida usando novos agentes chamados modificadores biológicos ou BRMs da reação. Estes são amplamente utilizados na artrite reumatóide e estes agentes têm como alvo as marcas de plástico inflamatório que carregam para coletar danos. Os agentes incluem Adalimumab, Etanercept Etc., que inibem mediadores inflamatórios, como Fatores de Necrose Tumoral (TNFs).

Reduzir e prevenir danos comuns e preservar a mobilidade comum
A maioria dos distúrbios reumáticos leva a incapacidade grave devido à afecção das articulações por processos inflamatórios. Um objetivo importante da terapia é prevenir danos articulares mais progressivos e, por meio da fisioterapia, os exercícios mantêm a mobilidade articular ideal e a relativa independência do paciente.

Dano comum também é prevenido e interrompido no caso de artrite reumatóide usando agentes chamados artrite reumatóide que modificam antidrogas (DMARDs). Estes agentes incluem metotrexato, leflunomida, sais de ouro, hidroxicloroquina, etc.

Eles podem prevenir danos comuns progressivos e prevenir a incapacidade associada à artrite reumatóide.

Na gota, os agentes usados ​​para prevenir danos nas articulações são aqueles que reduzem o ácido úrico no sangue, incluindo o alopurinol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário