sexta-feira, 27 de abril de 2018

Reumatismo na mão

O reumatismo das mãos designa as afecções que afetam as articulações das mãos. Existem diferentes formas de patologia reumática nas mãos, como artrose, doença degenerativa que destrói a cartilagem das articulações ou artrite devido a uma infecção bacteriana. Por vezes, a artrite reumatóide é responsável: é uma doença inflamatória crónica que afeta principalmente as mulheres. É responsável pela dor nas articulações que afeta, entre outras, as articulações dos dedos: as deformações das articulações afetadas aparecem nas formas evoluídas.

Sintomas

Os sintomas do reumatismo nas mãos são:

edema, inchaço das articulações afetadas;

vermelhidão nas articulações;

rigidez às vezes; dor

Outros sinais podem estar presentes para orientar uma ou outra das causas, em particular as deformações dos dedos, febre e lesões articulares em outros locais.

Diagnóstico

Em caso de artrite das mãos, o médico realizará um interrogatório para investigar as dores que o paciente sente, a sua localização, os fatores agravantes ou que os melhoram, ... Então será realizado um exame físico das mãos. Estes exames serão frequentemente completados por uma análise de raios X e sangue para determinar a origem inflamatória, infecciosa ou degenerativa da dor e para distinguir entre osteoartrite, artrite e poliartrite.

Tratamento

Para o tratamento da dor, serão utilizados medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios. Posteriormente, o tratamento será adaptado de acordo com a natureza do envolvimento reumático das mãos. Pode ser, por exemplo, um tratamento antibiótico em caso de artrite infecciosa, ou drogas específicas para retardar a progressão da doença em caso de artrite reumatóide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário